Avesso da pele é recomendado pela autora Taynara Melo “ Uma obra necessária”.

 O avesso da pele, foi aceito pela crítica, por ser real, e mostrar a desigualdade racial de forma arrebatadora.

Precisei ler O avesso da Pele, de uma só vez. Sem Pausas. Sem momentos para reflexões. Pois eu sabia que se parasse de ler, ia chorar. Processei tudo depois, quando fechei o livro. No dia seguindo, reli página por página.


Conhecer a história de Henrique, era como me ver. Chorei poucas vezes por ter sido rejeitada pela minha cor. Separada dos demais na sala de aula, como se fosse um gado. Reprendida pelos professores sem ter feito nada. Esse livro foi um gatilho atrás do outro.

Lembrei de quando aceitei me casar com @rafaelmelo356, dos meus personagens "Luiz e Margo" e dos depoimentos que colhi para escrever "A cor que vive em mim". Lembrei das piadas e que muita das vezes eu ria, ou ficava sem reação. Dos assédio quando adolescente. Lembrei de quando comecei a ter consciência racial, e o tanto que fiquei fascinada com as pesquisas, palestras e entrevistas sobre o assunto.

Avesso da pele é rodeado de realidade. Seja como aluno, professor, filhos, casamento, amigos e a desigualdade racial. Um obra prima necessária. Sem politicagem, escrito na segunda pessoa de forma genial. Todos deveriam ler.

O avesso da pele é a história de Pedro, que, após a morte do pai, assassinado numa desastrosa abordagem policial, sai em busca de resgatar o passado da família e refazer os caminhos paternos. 

Nenhum comentário:

Taynara Melo. Tecnologia do Blogger.