Sofrimento psicológico causado pela cultura racista

A consciência racial, permitiu olhar para mim mesma, e analisar o quanto de preconceito eu tinha com minha própria cor. Dúvidas existiam na hora de preencher a ficha do Enem, negra ou parda?

Usar roupas com cores chamativas ou mais neutras? Roupas e calçados do mesmo tom da minha pele, fora de cogitação - sempre dizia isso quando alguém na loja me mostrava o nude ou tons terrosos - Antes de comprar qualquer coisa, perguntava se aquilo combinava comigo.

Interessante que, a maioria das pessoas fazem isso no automático.

Eu tinha uma manicure que sempre dizia: Essa cor não combina com sua pele. Eu colocava mesmo assim, depois que percebi a necessidade de quebrar o ciclo, ela ficava muito chateada por não ter conseguido me influenciar.

O preconceito racial explícito ou velado, causa um sofrimento psicológico gigante. Deixamos de fazer, usar coisas, porque alguém disse que não serve para nós. O sentimento de que não merecemos, não pertencemos vem também de atitudes como essas que parece simples.

A cultura racista oprime o negro em todos os sentidos. Esses e outros atos estão tão enraizados na cultura, que muitos negros preferem oprimir a si mesmo, para tentar se encaixar em algum lugar e não sofrer tanto.

Um ajuste que sedo ou tarde vai cobrar um preço alto.

Antes de exigir respeito dos outros, devemos nos respeitar antes. Aceitar quem somos. Depois vamos ter coragem para bater de frente com aqueles que quer tirar nossos direitos.

Se esconder. Tentar viver a vida sem ser percebido por se sentir inferior, é tirar o próprio direito de viver intensamente, só porque alguém não gosta da sua cor.

Respeite você, respeite sua comunidade negra, e exija respeito dos opressores.

Faz sentido para você?

Autora Taynara Melo


Nenhum comentário:

Taynara Melo. Tecnologia do Blogger.