Taynara Melo participa de mais uma antologia "O livro das Memórias" lançado pela Provérbios Editora


A autora Taynara Melo, participou de mais uma antologia de poesias e contos, organizada por Fernando Raine, através da Provérbio Editora. O Livro das Memórias, contém três minicontos da autora. Entre eles, está um miniconto falando de sua avó Antônia, mulher negra de poucas palavras e de um coração gigante.

Sempre serei seus olhos


Não me lembro quando surgiu a catarata, que aos poucos foi tirando a sua oportunidade de ver as coisas, de ver o mundo, de me ver.

Você era mais alta que eu, um metro e meio de pura doçura e delicadeza. Seu toque suave no meu ombro, fazia-me sentir útil. Era uma honra te guiar pela casa, te levar para arrebatar a vitamina D pela manhã, que realçava ainda mais sua pele negra, além de colocar na colher, não só comida, mais amor e carinho até sua boca.

Não achei que me deixaria tão cedo. Imaginei que teria filhos e você passaria seu dedo nodoso pelo rosto deles e enxergaria a forma arredondada igual ao seu. Impedimento surgiu, seu coração se mostrou frágil e, depois de duas paradas cardíacas, você foi morar em um lugar onde voltaria a ver, não com os olhos, mas com a alma.

Com você, aprendi ouvir no silêncio, aprender com as mãos e falar com a presença. Porque, além de não enxergar, você não gostava de falar, mesmo que sua voz fosse como música de ninar.

Hoje com 28 anos. Lembro que me deu cinquenta reais para levar na escola. Fui naquele dia, feliz, porque, enfim, comeria todos os lanches da cantina. Mas, quando voltei para te contar, como eram os sabores de massa assada com calabresa ralada e tomate seco com orégano. Seu sogro, que tanto te amava, havia te guiado sem mim até o hospital. A imagem que tive de você quando voltou me perturbou por dias. Inchada, boca murcha e algodão no nariz. Então, compreendi que jamais iria te ver em carne osso.

Contudo, te encontro todas as noites em meus sonhos. Sua pele negra e macia, contrastando com seus cabelos brancos como a neve. Seu sorriso, em lábios carnudos, me dando coragem para despertar e continuar a caminhada.

Quando vejo a chuva, lembro de você dizer que as nuvens estavam chorando. Ficava me perguntando se você lembrava de como eram as nuvens ainda. Brancas no céu azul em dias ensolarados ou cinza, envolvido em um céu nublado, avisando que as lágrimas estavam prontas para serem derramadas.

O livro contém a participação de outros autores brasileiros, incluindo Aline Lago, Leidiane Viana e Karen Ito, que residem em Rondônia.

Foi uma honra participar desse projeto ao lado de tantos autores talentosos. Minha gratidão ao Raine e a escritora/psicóloga Aline Lago pelo convite. Cada miniconto, inspirei em pessoas importantes para mim; minha mãe, meu pai e minha querida vó Antônia que não está mais entre nós. Essa é a segunda vez que participo de uma antologia organizada por Fernando Raine, que teve o zelo com cada um dos projetos. Minha gratidão a todos os envolvidos.

Para adquirir “O livro das Memórias”, entre em contato com a Provérbio Editora clicando aqui.

Nenhum comentário:

Taynara Melo. Tecnologia do Blogger.