Escritora Taynara Melo fala sobre apropriação indevida da cultura negra.

É mais do que FRUSTRAÇÃO, quando algo seu é roubado, é indignação.

Apropriação cultural segundo o site politize “é a ação de adotar elementos de uma cultura da qual você não faz parte. Uma cultura, historicamente suprimida e minorizada , tem seus elementos roubados e seus sentidos apagados pela cultura que sempre a dominou.”

Esse é um tema muito polêmico. No entanto, meu objetivo é trazer conhecimento e colocar nossa mente para pensar por nós mesmo sobre o racismo estrutural.

A cultura dos negros foi reprimida por gerações. E como resistência, muitos negros aguentaram firme, defendiam e defende, repassavam e ainda repassa a cultura.

Mas… o sistema capitalista, com seu objetivo de sempre lucrar. Apropriavam-se da cultura e transformavam em produtos. E o pior é que não davam e muitos ainda não dá, o devido reconhecimento.

Existem os turbantes, axé music, as tranças, jóias entre outros acessórios. 

Onde quero chegar com esse texto. Tudo que envolve a cultura negra , usado pelos próprios negros servem de preconceito, é taxado ao ridículo.

Enquanto esses mesmos acessórios e músicas , usadas e cantadas por pessoas brancas , rasgam-se elogios.

O grande problema é que muitos brancos vê apenas acessórios ou uma forma de empreender e negros vê cada peça como o símbolo do seu povo, vê vidas interrompidas, enxerga anos de luta, aceitação, liberdade e resistência.

E causa indignação, em qualquer um que teria a sua criação usada e propagada como outra pessoa que criou e ainda mais pelos opressores.

Então, quando decidir vender, comprar, pesquise. Qual é a origem do material? origem da ideia ? e etc.

Não tirem dos negros a sua dignidade e seus valores religiosos e culturais.

Na minha opinião, só acabaremos com o racismo estrutural, quando cada um saber respeitar o outro. Aceitar as origens, as tomadas de decisões de cada um. Reconhecer o potencial de cada um.

Respeite o próximo independente da cor.

😃Me conta. Você tem o hábito de pesquisar a origem dos produtos que usa?

Foto por @mylenajeniffer

Nenhum comentário:

Taynara Melo. Tecnologia do Blogger.